Miniatur Wunderland: o mundo em miniatura

Miniatur Wunderland: o mundo em miniatura

novembro 27, 2018 0 Por lugaresincriveisadmin

A formação das cidades gera curiosidade. Não é à toa que o jogo SimCity tem tanto sucesso. Muita gente gosta de apreciar as grandes metrópoles. Junte isso com o amor por miniaturas e maquetes e a cidade em miniatura Miniatur Wunderland, localizada em Hamburgo (Alemanha), se torna praticamente um ponto turístico da província.

Na verdade, não sei se dá pra chamar muito bem a Miniatur Wunderland de cidade. Isso porque eles construíram praticamente um país lá dentro, com réplicas de cidades europeias e americanas. Eles se definem como a “maior composição de ferromodelismo do mundo” devido a grande quantidade de ferrovias para interligar todas as pequenas cidades.

Além do mais, esse “pequeno mundo” é dividido em sete principais seções, que representam tanto locações fictícias quanto cidades, cadeias montanhosas e até fragmentos de países. São estas:

  • A cidade fictícia de Knuffingen e foi construída em 2000, antes de todas as outras. Possui uma área de 120 m²;
  • Harz e Alemanha Central, construída entre 2000 e 2001 com também 120 m²;
  • Áustria e os Alpes, com 60 m² de extensão, construída em 2000;
  • Hamburgo, réplica da cidade em que a Miniatur Wunderland se encontra, construída em 2002 com 200 m² de extensão;
  • América, que abriga a cidade de Las Vegas, o Grand Canyon, a Área 51 e até o Monte Rushmore. Tudo isso em apenas 100 m², em exposição desde 2003;
  • Escandinávia, aberta em 2005 com 300 m² de extensão, o maior layout do modelo;
  • Suíça, construída em 2007 com 250 m²;
  • Aeroporto, que fica entre Knuffingen e a Suíça, tendo 150 m² de extensão. Sua construção começou em 2008, mas só terminou em 2011.

Esse número absurdo de layouts faz com que a ferrovia em Wunderland tenha quase 16 quilômetros , passando por uma área total de 6.400 m². O modelo, por si só, tem 1.300 m², com planos de expansão até 2020, em que ele chegará a 2.300 m². A cidade da Itália já está sendo construída e deve ser inaugurada no meio deste ano.

Todo o trabalho seria impressionante até se tudo projetado na Miniatur Wunderland estivesse parado. Mas eles decidiram ir além e toda a construção tem um complexo sistema de automatização, que movimenta os veículos, pessoas e até controla a iluminação de toda a cidade. Fala sério, são 335 mil luzes! Um décimo (mais ou menos 30 mil) de tudo isso fica em Vegas, claro.