Conheça as Ilhas Galápagos no Equador

Conheça as Ilhas Galápagos no Equador

novembro 19, 2018 0 Por lugaresincriveisadmin

As Ilhas de Galápagos ficaram famosas por conta da teoria desenvolvida pelo pesquisador Charles Darwin, o qual estudou a evolução das espécies. Considera-se que as ilhas estejam em território do Equador, no Oceano Pacífico, cerca de mil quilômetros da costa da América do Sul, contando com uma extensão total de 8.010 km². O Arquipélago de Galápagos é amplamente visitado por turistas e pesquisadores do mundo todo, especialmente por conta das contribuições de Darwin para o conhecimento sobre as ilhas.

O Arquipélago de Galápagos é também conhecido como Arquipélago de Colón (Arquipélago de Colombo). O Arquipélago de Galápagos é constituído por dezenas de ilhas vulcânicas de variados tamanhos, sendo que muitas ilhas ainda estão em formação, com vulcões em plena atividade. As ilhas que se destacam em Galápagos são: Ilha de São Cristóvão, Ilha Isabela (maior ilha do arquipélago), Ilha de Santa Cruz, Ilha de Santa Maria, Ilha de Santa Fé, Ilha de Genovesa, Ilha de Fernandina, Ilha de Bartolomé, Ilha de Wolf, Ilha Pintada e Ilha Bella.

Pela sua ampla biodiversidade e importância biológica, Galápagos foi declarada como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco.

O Arquipélago de Galápagos possui condições diversificadas em suas ilhas, e o clima da região é marcado por duas estações principais, cada um das quais tem um efeito sobre a fauna e a flora: a estação quente e chuvosa de janeiro a junho e na estação fria e seca, que vai de julho a dezembro. Assim, é possível visitar Galápagos durante todo o ano, sendo que entre os meses de julho e novembro, há a interferência climática da Corrente de Humboldt, a qual leva águas geladas à região de Galápagos, dificultando um pouco os mergulhos. No entanto, é neste mesmo período que a biodiversidade de fauna da região se intensifica.

De modo geral, Galápagos possui uma extensão de 8.010 km² divididos entre as várias ilhas. Algumas ilhas de Galápagos são habitadas, e ao total é registrada uma população de cerca de mais de 25.000 pessoas vivendo nas ilhas. As ilhas que possuem população em Galápagos são Santa Cruz, San Cristóbal, Isabela e Floreana. A forma pela qual as pessoas conseguem chegar até Galápagos é através de avião, por conta da longa distância do arquipélago em relação ao continente americano.

Existem ilhas que nunca foram habitadas em Galápagos, como a Ilha Santa Fé. Todas as ilhas possibilitam aos turistas o contato com uma rica biodiversidade de espécies vegetais e animais. Os animais em Galápagos podem ser visualizados pelos turistas nas mais diversas ilhas, e são um grande atrativo. Galápagos possui importantes hotéis que recebem aos turistas, bem como centros de compras que atendem às necessidades dos visitantes.