Grande Barreira de Corais na Austrália

Grande Barreira de Corais na Austrália

novembro 4, 2018 0 Por lugaresincriveisadmin

Alguns lugares no mundo são privilegiados no que diz respeito a paisagem e beleza. A Grande Barreira de Corais, localizada na Austrália, é um desses lugares especiais no planeta. Trata-se de uma imensa faixa de corais que serve como um “ponto de encontro” para vários e belos tipos de peixes.

Essa barreira de corais conta com mais ou menos 2900 recifes, 300 atóis de coral, 600 olhas continentais e os peixes mais coloridos que existem na Austrália. Um visual maravilhoso que está listado como uma das paisagens mais lindas do mundo todo.

A localização da Grande Barreira de Corais é nas praias do nordeste do país dos cangurus e Papua-Nova Guiné. Possui 2.300 km de comprimento e uma largura que varia de 20 km a 40 km.

Um dos dados mais fascinantes em relação a Grande Barreira de Corais é que se trata da maior estrutura do mundo feita unicamente por organismos vivos. Quando observamos mais a fundo essa barreira de corais percebemos que os seus recifes são compostos por milhares de microscópicos organismos vivos que são conhecidos como pólipos de coral.

Essa estrutura tem uma grande importância para o planeta porque suporta uma grande biodiversidade e já foi eleita como um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade, isso em 1981. O Canal de TV americano CNN já elegeu a Grande Barreira de Corais como uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.

O estado australiano de Queensland, onde está localizada a barreira, a nomeou como um dos símbolos maiores desse estado. Grande parte desse recife é protegido pelo Parque Nacional da Grande Barreira de Coral. O parque ainda ajuda a limitar os impactos que podem ser causados pela presença humana tais como a pesca e o turismo.

Além dos cuidados com a pesca e o turismo existem outras pressões ambientais sobre esse recife que envolvem o escoamento superficial, as alterações do clima e também o enbranquecimento maciço dos corais. Os surtos em populações como de coroa-de-espinhos e estrelas-do-mar também são observados de perto, pois essas espécies servem de alimento para os corais.

Além de um lugar lindo e que serve de abrigo natural para um grande número de espécies a Grande Barreira de Coral também é conhecida pela sua importância cultural. Para se ter uma ideia os aborígenes locais tem uma forte ligação com esse lugar.