Lagos Plitvice, a maior atração turística da Croácia

Lagos Plitvice, a maior atração turística da Croácia

novembro 1, 2018 0 Por lugaresincriveisadmin

Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o ParqueNacional dos Lagos Plitvice(Plitvička Jezera) é uma das atrações mais incríveis e visitadas da Croácia. O que traz tanta gente aqui é sem dúvida a paisagem natural e os lagos de cores azuis e verde difícil de se acreditar a olho nu.

Os Lagos Plitvice ficam entre a capital Zagreb e a famosa cidade litorânea de Zadar. Podem ser visitados o ano todo, apesar de nevar na região durante o inverno. Vale ficar de olho na previsão do tempo pra pegar dias de sol, já que a cor da água fica ainda mais espetacular.

São mais de 19 hectares de montanhas de mata fechada e 16 lagos ligados por cachoeiras. A cor incrível da água é explicada pela presença de muitos minerais. Ao mesmo tempo em que tem pontos de tom azul-turquesa, em outros lugares ela é tão transparente que é possível avistar os peixes e o fundo dos lagos. Mas pra tristeza de muitos não é permitido nadar em nenhum lugar.

Ao todo são 18km de trilhas em torno dos Lagos Plitvice, com roteiros para todos os tipos de visitantes, inclusive idosos e crianças, que percorrem trechos bem menores. É só escolher o seu de acordo com seu pique.

Os lagos são acompanhados por passarelas de madeira, que facilitam o acesso dos turistas. Num dos extremos do parque fica um dos pontos mais procurados por quem visita o parque: a parte em que essas plataformas fazem um ziguezague sobre as águas verdinhas.

A estrutura do Parque Nacional dos Lagos Plitvice é muito boa. Há estacionamento, guarda-volumes e restaurantes logo na entrada, além de alguns hotéis nas redondezas. Dentro do parque, além das trilhas bem sinalizadas, também há restaurantes e pontos de apoio. A visita pode levar horas e até mesmo mais que um dia, já que tem gente que volta para visitar os lugares que faltaram no roteiro. Eu fiz em poucas horas, já que estava com a agenda apertada e seguiria no mesmo dia pra Zadar.