China mostra a beleza de suas cores – Parque Geológico Zhangye Danxia

China mostra a beleza de suas cores – Parque Geológico Zhangye Danxia

outubro 27, 2018 0 Por lugaresincriveisadmin

O Parque está situado no noroeste de Gansu, na China. Mais precisamente, a 40 km da cidade de Zhangye, localizada no Corredor de Hexi, a qual era um importante ponto comercial na antiga Rota da Seda. É a prefeitura de Zhangye a responsável pelo Parque. A dimensão do mesmo é de 510 quilômetros quadradose, além da atração principal, é lar de muitas espécies de flora e fauna, das quais muitas são raras ou ameaçadas de extinção.

Todas essas cores são resultados de anos de ações endógenas e exógenas que permitiriam construir uma formação única!

A formação de cores em camada é resultado de acúmulos da erosão de arenito e outros minerais de diferentes cores, por milhões de anos, que foram se sedimentando, compondo as camadas. Assim como as cores, as texturas e os formatos peculiares ocorreram – e ainda ocorrem – devido à vários fatores naturais: movimentação da crosta terrestre, vento, chuva e o próprio efeito do tempo com erosões, condições desérticas, congelamentos e descongelamentos ao longo dos anos.

As elevações das montanhas são de 2000 a 3800 metros. E o clima árido continental garante um tempo aberto majoritariamente, com chuvas muito limitadas, apenas mais densas de junho a setembro.

As formas de relevo Danxia são compostas por arenito vermelho, o que dá uma coloração carmesim. Várias montanhas desse tipo são, inclusive, consideradas Patrimônio da Humanidade da UNESCO, diante do seu imenso valor natural. Mas, as montanhas de Zhangye mais parecem uma pintura por, além do vermelho predominante, conter outras colorações.

A melhor época para se visitar o parque é entre junho a setembro, pois, por ser um período de mais chuvas, o ar e a sensação térmica ficam mais refrescantes para os visitantes. E o passeio fica ainda mais interessante se for em dias de céu aberto, sob a luz do sol, principalmente de manhã ou no pôr-do-sol, quando as cores mudam intensamente conforme a luminosidade e ficam mais contrastadas, mas também após um dia de chuva, pois, a água destaca as cores das pedras.