O Monastério de Blagaj Tekija na Bósnia e Herzegovina

O Monastério de Blagaj Tekija na Bósnia e Herzegovina

outubro 26, 2018 0 Por lugaresincriveisadmin

Considerada um dos cartões postais da Bósnia Herzegovina, a pequena cidade de Blagaj, localizada próxima a Mostar, é um destino imperdível para quem gosta de história. Sua principal atração é o mosteiro Tekija, construído no século 16.

A cidade histórica fica escondida em meio a enormes paredões de rocha e cercada pelo rio Buna, conhecido por suas águas azuis turquesa que, inclusive, fazem dele um dos mais belos da Europa.

A cidade, conhecida como Tekija, que na língua local significa retiro espiritual, foi construída em estilo mediterrâneo, no século 16, por um sultão otomano. Hoje, a cidade é um destino turístico, com o mosteiro Tekija como o centro das atenções.

O mosteiro está aberto para visitação durante todos os dias do ano e possui um lindo jardim com vista para a fonte do rio. Você ficará encantado! Sem contar, que o Tekija é sufista, uma vertente da religião muçulmana considerada mística, e seus seguidores acreditam que o verdadeiro caminho está no interior. Por isso, o destino é super procurado por pessoas que querem fazer meditações!

Numa parte mais afastada da cidade, você também pode conhecer a Stari Most, uma ponte antiga e seu museu. Ah, é lá que estão localizados os melhores restaurantes de comida típica turca!