Chefchaouen: uma cidade azul no norte de Marrocos

Chefchaouen: uma cidade azul no norte de Marrocos

outubro 23, 2018 0 Por lugaresincriveisadmin

No meio das montanhas está Chefchaouenuma vibrante cidade azul que brilha no Marrocos. Situada ao norte do país, é também chamada de Xexuão, Barraxe e Barraxá. Com clima tranquilo e construções simples, se destaca por seus contrastes de cores, tendo sempre o azul como pano de fundo.

As casas se espalham entre vielas que parecem formar um labirinto infinito e da mesma cor do céu. Fundada em 1471, a cidade ganhou este tom através das mãos da comunidade judaica. O motivo da pintura é incerto, mas há duas teorias: reproduzir a visão do paraíso ou a cor que tingia os objetos sagrados no Velho Testamento.

A cultura local de Chaouen, como é chamada pelos habitantes, é vista nas vestimentas, nas peças coloridas e nos bordados que permeiam as oficinas de artesãos, especializados em tecelagem, cestaria e cerâmica. A praça principal, chamada de Uta al-Hamman, está repleta de arte, restaurantes e o delicioso chá com menta marroquino.

Para alcançar esta cidade surreal e tão peculiar, é necessário ir até Casablanca, no Marrocos, e percorrer 350 km; ou ir até Tânger, quase divisa com a Espanha, e andar 110 km. Se houver tempo, vá até as montanhas de Rif provar delícias como queijo cottage e de leite de cabra, além de ver de perto as fabulosas cascatas de Akchour.