Dubrovnik, uma cidade encantadora na Croácia

Dubrovnik, uma cidade encantadora na Croácia

outubro 19, 2018 0 Por lugaresincriveisadmin

Com pouco mais de 40 mil habitantes, não faltam opções quando a dúvida é o que fazer em Dubrovnik. Não é à toa que a cidade mais visita da Croácia recebe milhares e milhares de turistas todos os dias, embora boa parte seja apenas numa rápida visita a partir dos vários navios que atracam por ali diariamente. Mas a cidade é tão encantadora, tão mágica e tão rica historicamente, que merece mais tempo. Nosso roteiro foi de cinco dias, sendo dois deles dedicados a uma bate-volta aos vizinhos Montenegro e Bósnia e Herzegovina.

Dubrovnik é uma página viva da história e a céu aberto. Fundada no século VII, tornou-se uma das primeiras repúblicas do mundo (ainda no século XIV) e rival marítima de Veneza sob o nome de Ragusa. No século XIX, ficou sob o domínio de Napoleão e, mais tarde, já nos anos 90, protagonizou cenas tristes ao sofrer grandes bombardeios na Guerra Civil Iugoslávia.

A Velha Dubrovnik é uma cidade medieval amuralhada, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. É no cenário formado por suas ruas e casas de pedra que acontece todo o burburinho da cidade. São dezenas de lojas, restaurantes, bares, além de museus e igrejas.

Basta cruzar um de seus portões, como o famoso Pile Gate, para viajar no tempo. Embora mais caro, vale muito a pena ficar hospedado dentro das muralhas. Quando os navios partirem no final do dia e a multidão que faz fila nas ruas deixar a cidade, você poderá aproveitá-la como um morador, o que tornou nossa viagem inesquecível.

Lovrijenac, esse forte erguido sobre uma rocha de 37m fica do lado de fora das muralhas, mas bem próximo do Pile Gate. As primeiras menções são do século XIV, mas acredita-se que ele tenha sido construído ainda antes. Além de aberto ao público e com uma bela vista da cidade, hoje ele é um dos principais palcos do Festival de Verão de Dubrovnik.