O oásis de Huacachina

O oásis de Huacachina

outubro 17, 2018 0 Por lugaresincriveisadmin

Huacachina é uma vila do município de Ica que fica a cerca de 5 km de distância da cidade. A vila é bem pequena, mas tem o suficiente para os turistas. Hotéis, restaurantes e muita gente vendendo passeios. São cerca de 100 habitantes e milhares de turistas por ano. Um dos orgulhos nacionais peruanos é o famoso oásis da América! Saiba como chegar até o deserto de Ica e o que fazer no oásis de Huacachina!

O deserto de Ica é muito famoso e realmente de tirar o fôlego. Foi o primeiro deserto que eu conheci, então achei bem impressionante. Mas o que chama a atenção aqui não apenas o deserto, mas o oásis maravilhoso! Inclusive, o oásis é representado no verso da nota de 50 soles, como um dos orgulhos peruanos.

O oásis de Huacachina é particularmente especial por ser o único oásis das Américas! A lenda de sua formação conta a história de uma jovem princesa que se banhava quando foi presa por um caçador. Ao fugir, a piscina se tornou uma lagoa e o seu manto esvoaçante se tornou as dunas de areia do deserto. Segundo a lenda, ela habita o oásis como uma sereia – teoria que foi reforçada pelos homens bêbados que iam nadar e se afogavam.

Atualmente, o lago do oásis recebe bombeamento para se manter cheio. Há um tempo atrás, os moradores locais e algumas empresas instalaram poços que acabaram reduzindo a quantidade de água da lagoa, por isso a prefeitura de Ica entrou com o processo de injeção artificial de água para manter o oásis.  A água é imprópria para isso, mas não fique triste, porque vamos dar uma sugestão de hotel com piscina .

As palmeiras ao redor da água foram plantadas por espanhóis, que também tentaram levar camelos para o deserto, mas essa parte não deu muito certo devido ao tipo do clima.

Antes de se popularizar como um destino turístico, o oásis era um resort para ricos. O que antes era parte do resort, virou a pequena vila de Huacachina, se desfazendo em hotéis e restaurantes mais acessíveis para nós, meros mortais.