Pamukkale: uma cascata de piscinas azuis na Turquia

Pamukkale: uma cascata de piscinas azuis na Turquia

outubro 13, 2018 0 Por lugaresincriveisadmin

Criado pelas águas saturadas de calcite que brotam das montanhas, Pamukkale, “Castelo de Algodão” em turco, é para mim o local mais bonito e agradável de visitar da Turquia. Os romanos acharam o mesmo e por isso construíram ali uma grande cidade termal no século II A.C., por onde viriam a passar mais tarde os primeiros apóstolos cristãos.

O castelo de algodão é formado pela solidificação da calcite que sai junto com as águas das fontes termais. Esta água nasce entre 35º a 100º, por isso de frio não tem nada.

Depois o que acontece cá fora é um fenômeno parecido ao das nossas grutas de calcário com a formação de estalactites e estalagmites. Aqui a concentração de calcite é tão elevada que se deposita em tudo quanto é sitio e cria estas piscinas de mármore travertino, que portanto não são nem macias, nem frias, mas sim quentes e duras!

Quanto aos visitantes, de forma a preservar as formações naturais das centenas de visitantes que diariamente lá entram, foram criadas algumas artificiais mesmo ao lado. Há duas zonas onde se pode tomar banho: nas grandes piscinas que ficam na encosta, que são tipo depósitos com lama e onde toda a gente vai, ou então numa zona, bem mais bonita lá no cimo, com uns socalcos tal como as naturais e o jardim ao pé.