Stonehenge: O mistério das pedras mais famosas da Inglaterra

Stonehenge: O mistério das pedras mais famosas da Inglaterra

outubro 11, 2018 0 Por lugaresincriveisadmin

Stonehenge é o maior e mais bem conservado vestígio do Período Neolítico até hoje é um enigma para os cientistas. Localizado em Amesbury, Inglaterra, o círculo de pedras é datado de 3100 a.C. a 2075 a.C e pode ter servido para distintas utilizações ao longo dos séculos.

A construção de Stonehenge levou cerca de dois mil anos. As pedras maiores vieram de Marlborough Downs, localizado a 32 quilômetros de distância. Por sua vez, as pedras menores teriam vindo das Montanhas Preseli, que ficam em Gales, a cerca de 250 quilômetros dali.

Como elas foram transportadas resulta um mistério. Os construtores teriam aproveitado os invernos para facilitar o deslizamento? Foram puxadas por animais e homens? Estas questões ainda estão em aberto.

Atualmente, sabe-se que Stonehenge é o sobrevivente de um grande complexo de estruturas que foram desaparecendo. Prova disso são a vala que circunda todo o complexo, os três monólitos de pedra nas proximidades e evidências de outras estruturas parecidas ao longo do campo.

Assim, os arqueólogos trabalham com a hipótese de que Stonehenge seria mais um dos templos que estariam espalhados naquela região.

Não se sabe com certeza para que servia exatamente o monumento. Pela duração de sua construção há estudiosos que ponderam que Stonehenge foi erguido para ser um calendário solar e terminou sendo um cemitério. E há os que sustentam que foi ambas coisas ao mesmo tempo.