Arquipélago de San Blas

Arquipélago de San Blas

setembro 30, 2018 0 Por lugaresincriveisadmin

O paraíso panamenho tem nome e se chama arquipélago de San Blas. Localizado na costa norte do país e banhado pelo Mar do Caribe, o destino tem ganhado popularidade nos últimos anos, pois tem reconhecidamente algumas das praias mais incríveis da América Central. Isso sem contar a tranquilidade: San Blas faz parte da província de Guna Yala (ou Kuna Yala), que é um território indígena protegido.

É exatamente o povo nativo, os Kunas, que opera o turismo local e é o único que pode investir ali, sendo responsável por toda a infraestrutura. Apesar de não estar tão longe da Cidade do Panamá (em linha reta, menos de 100 km separam o arquipélago da capital do país), San Blas é um tanto isolado, já que o acesso não é direto: envolve horas de estrada no meio da floresta tropical, além de um trajeto em um pequeno barco.

Outro atrativo é a presença da cultura e da tradição dos Kunas, que também fazem questão de manter a natureza da região bem preservada. Por isso, quanto à estrutura turística, tudo é bem rústico, com preferência a hospedagens simples, porém sustentáveis e de baixo impacto. Nada de resorts ou hotéis de redes: prepare-se para ficar hospedado em uma cabana pé na areia com apenas os recursos essenciais.

Mais de 365 ilhas formam o arquipélago de San Blas, sendo que poucas são habitadas. Há uma série de ilhotas de poucos metros de extensão, do tipo que lembram desenhos de ilhas desertas. Possuem apenas uma faixa de areia branquinha e um punhado de palmeiras no centro. Entre elas, apenas uma imensidão de águas cristalinas em tons de turquesa. Para o trajeto entre uma ilha e outra, há barcos disponíveis.