Terra Ronca é o Brasil do tempo das cavernas

Terra Ronca é o Brasil do tempo das cavernas

setembro 29, 2018 0 Por lugaresincriveisadmin

O Parque Estadual de Terra Ronca (PETeR) está localizado a 380 km de Brasília, próximo à cidade de Posse/GO, na divisa do Estado de Goiás com a Bahia. Apesar de pouco conhecido de grande parte da população, o PETeR possui o maior complexo de cavernas da América Latina. São aproximadamente 200 cavernas, incluindo algumas das maiores do Brasil!

Chegar lá não é muito fácil. A viagem leva, em média, 5 horas de carro, partindo de Brasília. A última parte do caminho, aproximadamente 40 km, é toda em estrada de terra com bastante erosão. Não há aeroporto nas proximidades, nem transporte público para fazer os trajetos dentro do parque.

As saídas de Brasília até o PETeR costumam ser à noite. Por isso, ao chegar, não dá para ter ideia do tamanho do lugar ao chegar. Já ao amanhecer…

A caverna Angélica é um bom lugar para começar o safari. Com seus impressionantes 14 km de extensão, é a quarta maior caverna do Brasil.

De fácil acesso por uma trilha leve à beira do rio, é possível chegar até a entrada em poucos minutos. Logo de início, já dá para ver vários espeleotemas (formações rochosas existentes no interior de uma caverna, resultado da sedimentação e cristalização de minerais dissolvidos na água).

Aos poucos, a luz do sol dá lugar às lanternas e carbureteiras.  As carbureteiras ajudam a compor o ambiente com a sua iluminação em 360 graus.

Apesar da escuridão total, o caminho dentro da caverna é tranquilo e os guias estão sempre prontos a auxiliar.