taj mahal – uma história de amor

taj mahal – uma história de amor

setembro 25, 2018 0 Por lugaresincriveisadmin

Símbolo do amor eterno, o imenso monumento do Taj Mahal é um mausoléu todo em mármore branco, rodeado de enormes e elaborados jardins, localizado na cidade de Agra (sul de Nova Déli – Índia), possuindo 73 metros de altura.

Foi construído por ordem do Shah Jahan, o 5° imperador mongol muçulmano, em memória de sua falecida e adorada terceira esposa, Aryumand Banu Begam que faleceu em virtude de complicações do parto de seu 14° filho.

Esse monumento arquitetônico é considerado uma das mais perfeitas jóias da arte muçulmana no país e hoje, é Patrimônio da Humanidade pele UNESCO, declarado como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Passado o período crítico de luto, pela morte da esposa, o imperador Shah Jehan tornou-se obcecado pela arquitetura obtendo a compreensão de que os monumentos poderiam sobreviver à fugacidade do tempo e à fragilidade da vida humana.

A parte mais famosa do mausoléu é a tumba de Mumtaz Mahal (Jóia do Palácio) com sua cúpula de mármore branco, mas também inclui mesquitas, torres e outros edifícios.

Os jardins do Taj Mahal estão organizados em vários canais e contam com avenidas arborizadas, canteiros de flores, fontes e um reservatório de água central construído em mármore.

Costuma-se dizer que esses jardins foram feitos como uma representação do paraíso na Terra. Dentro do complexo, há outros edifícios, como uma mesquita, o jawab (ou casa de convidados) e o forte de acesso. Além disso, fora dos muros do Taj Mahal, se erguem vários mausoléus secundários.

A obra foi feita entre 1632 e 1653 e contou mais de 20.000 trabalhadores labutaram diariamente para concluir o mausoléu central, de quatro lados e uma cúpula, sobre um nível elevado de mármore e com arcos de 33 metros.