Península de Maraú: o Caribe baiano

Península de Maraú: o Caribe baiano

setembro 19, 2018 0 Por lugaresincriveisadmin

Prepare-se para se perder no paradisíaco visual baiano. Na Península de Maraú, você tem direito a praias, ilhas, cachoeiras, lagoas, mirantes, trilhas e aquele pôr do sol, para não esquecer nunca mais. Só de praias praticamente desertas são 40 quilômetros à sua inteira disposição durante todo o ano. A areia é branca e fina, com coqueiros cercando a costa, além de muita mata virgem e manguezais.
Fique atento às piscinas naturais que se formam na maré baixa; é a sua oportunidade de avistar espécies e mais espécies de peixes coloridos, que habitam os arrecifes. Na maré e na lua cheia, o espetáculo se mantém, mas ganha outro formato, por isso consulte a tábua de marés. Veja um exemplo, a piscina de um quilômetro que se forma na Praia de Taipu de Fora reúne esses peixes exuberantes. Quando chega o verão, é mais indicado o mergulho com lanterna para assistir ao show da fauna marinha noturna.  Com as chuvas de inverno, lua nova, cheia e maré seca, o mergulho é ainda mais apreciável para avistar, principalmente,  os corais. Numa caminhada mais longa pela Mata Atlântica, você identifica o mesmo cenário impecável ao passar pelas Praias do Algodão, das Conchas, Cassange e Barra Grande, a mais conhecida da região pelo seu pôr do sol deslumbrante. Inclusive toda essa extensão da costa, de norte a sul, você avista do Mirante do Morro de Taipus. Do Morro Bela Vista é outro ponto para admirar a Península como um todo.
Pelas trilhas, você chega também às ilhas da Pedra Furada, do Sapinho, do Góio, Campinho e ainda nos cinco metros de queda d’água da Cachoeira de Tremembé, uma das poucas do Brasil a desaguar no mar. Outra caminhada muito bem-vinda, é a Trilha das Bromélias para se deliciar, obviamente, com a plantação de bromélias gigantes. O quê não faltam são dicas de passeio para curtir a natureza deserta. Uma outra dessa lista de atrações é nadar nas lagoas doces, como a do Cassenge e a Azul.

A Península de Maraú, localizada entre  o Morro São Paulo e Itacaré, na Costa de Dendê, é abençoada. Ao sul da Bahia, ainda é banhada pela terceira maior baía do Brasil: Camamu está também entre as baías mais preservadas ecologicamente. O acesso é simples, carro, travessia ou barco.