Curiosidades sobre a sagrada família

Curiosidades sobre a sagrada família

setembro 19, 2018 0 Por lugaresincriveisadmin

A Sagrada Família é o monumento mais visitado da Espanha. Milhares de turistas fazem fila para conhecer a obra mais espetácular do arquiteto Antonio Gaudí. Não tenho dúvidas que você já sabe que tem que visitá-la. Afinal, ela está incluída em todos os roteiros, guias e blogs que falem de Barcelona.

. A igreja começou a ser construída em 1882. Gaudí só assumiu a obra em 1883, com 31 anos.

. Gaudí começou a construção pelo lado do nascimento. Segundo ele mesmo disse: se começasse pelo lado da Paixão as pessoas iam odiar a igreja. Porque queria que o lado da Paixão refletisse toda a dor e sofrimento de Jesus. Eu acho que ele tinha razão.

. Quando a igreja estiver pronta terá 170 metros de altura, 18 torres e será a igreja mais alta do mundo. Uma torre dedicada a Jesus, uma a Maria, 12 aos apóstolos e 4 aos evangelistas. A mais alta será a de Jesus.

. Gaudí está enterrado na cripta da igreja.

. A construção da igreja é totalmente financiada com as entradas dos visitantes e doações. A finalização da obra está prevista para 2026. Será que acaba?

. Gaudí morou os último 15 anos da sua vida na igreja. Junto ao seu escritório possuía uma cama que fazia as vezes de quarto.

A fachada da Paixão começou a ser construída nos anos 1950. Ela tem esculturas do escultor catalão Subirach. Suas obras causaram bastante burburim, pois diziam que destoava das esculturas de Gaudí no lado do nascimento.

. Apenas a cripta e a fachada do nascimento foram declaradas patrimonio da humanidade pela UNESCO em 2005.

. Em 1936, durante a Guerra Civil Espanhola, a igreja foi atacada e sofreu um grande incêndio que destruiu documentos e os planos de Gaudí e provocou danos na maquete da igreja deixada por ele. Por causa disto, atualmente, a igreja é construída mais inspirada na obra de Gaudí do que nos planos feitos por ele.

. Diferente de outras igrejas toda a história da vida de jesus está na fachada da Sagrada Família. Dentro só tem 4 estátuas: Jesus, Maria, José e um São Jorge.

. Tem duas esculturas que representam a pessoa do Gaudí. Uma está no lado da Natividade e outra no lado da Paixão.